segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Renato Felisoni Jr. apresenta projeto "Coração Viário"

Plano Viário para cidade de São Paulo – “CORAÇÃO VIÁRIO” 

 Por Renato Felisoni Jr.


A mobilidade viária hoje é um grande problema em todas as grandes cidades.
Na nossa cidade, não é diferente!

O transporte publico de qualidade sem duvida é essencial e um sonho para todos nós. Mas não podemos sonhar, um transporte publico de qualidade demoraria varias décadas para que ficasse pronto, atingindo assim, todos os cantos da cidade.

E não podemos esquecer que hoje o carro é um instrumento de trabalho.

Assim, em razão da crescente dificuldade de enfrentarmos o congestionamento viário, no trânsito infernal desta capital, é que apresento um plano vário denominado "CORAÇÃO VIÁRIO", que evidentemente poderá solucionar de vez este angustiante problema.

Cabe-me salientar que os estudos iniciais do plano viário foram apresentados ao memorável e, então prefeito, Jânio Quadros, em um almoço realizado na residência do senhor Simões Netto, ex-coordenador de trânsito do Estado de São Paulo, com as presenças, do saudoso Deputado Federal Samir Achôa, Cláudio Tucci, Procurador e Luís Aversa, Arquiteto.

O plano, em versão preliminar, foi discutido pelos participantes deste almoço, tendo sido aprovado pelo então Prefeito.

Mas, à vista dos parcos recursos existentes à época nos cofres municipais e, também, da dificuldade na obtenção de ajuda federal, sua execução foi deixada para o futuro.

Desta forma, devido ao agravamento do problema, com a instalação de um verdadeiro caos urbano, entendo que seja essencial reapresentar o Plano Viário, agora mais detalhadamente.

É um plano bastante audacioso, de custo elevado, mas perfeitamente exeqüível em razão de recursos disponíveis para seu financiamento, nas três esferas de governo : Federal, Estadual e Municipal.

A crise de mobilidade no trânsito afeta todos nós. É nociva a nossa saúde física e mental, aumentando o estresse, a prática de delitos, gerando conflitos sociais decorrentes da violência no trânsito, e de elevadíssimo custo financeiro.

Sei que houve uma série de tentativas para minimizar essa situação.

Por sua vez, a implantação pela Prefeitura do Rodízio Municipal de Veículos não alcançou o que se esperava.

Na verdade, privilegiou uma minoria em detrimento da grande maioria da população que continua sensivelmente sendo prejudicada.

A idéia, deste novo plano, é fazer com que os milhares de veículos que cruzam a cidade de São Paulo, de uma zoa a outra, em função do trabalho e, especialmente, de outros milhares vindo dos municípios da Grande São Paulo, passe a trafegar pelo "CORAÇÃO VIÁRIO", deixando as vias internas livre para o tráfego local.

Dessa forma com a melhor circulação dos veículos, não haveria mais dificuldades no cumprimento de nossas obrigações, sendo possível cada cidadão cumprir com todos os seus compromissos agendados, em função de seu trabalho diário.

Com a fluidez no trânsito os veículos da área de saúde (UTIS móveis, Ambulâncias), Corpo de Bombeiros, Resgate, Viaturas Policiais, todos que prestam serviços de fundamental importância para o resguardo e proteção da vida e segurança do cidadão, passariam a realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

O Plano, ora apresentado, poderá sofrer alterações para seu aprimoramento, com análise dos órgãos competentes para aprovação e execução do mesmo.

As alças de entradas e saídas deverão ficar a critério dos órgãos técnicos.

Acredito no pleno sucesso deste plano viário, penso que o Governo Estadual e o Governo Federal junto ao município poderão aprová-lo e investir em sua implantação o mais breve possível.

Afinal, tenho muito orgulho de morar na cidade que mais contribui para riqueza do nosso Brasil e, portanto, é indiscutível que São Paulo mereça a implantação de um Plano Viário de tal porte, para que possamos viver com mais qualidade nesta cidade.


Renato Felisoni Jr. é ativista político,  e filiado ao Partido Federalista do Estado de São Paulo .

Para maiores detalhes acesse:
http://galeraporumbrasilmelhor.blogspot.com/2010/05/plano-viario-para-cidade-de-sao-paulo.html

Um comentário:

  1. È isto ai...!!! Você é um grande guerreiro...Continue nesta força!!!Jesus te ama muito e eu também...

    ResponderExcluir